Foi assinada no dia 26 de setembro a portaria interministerial 10.563 que institui a Política Nacional de Compartilhamento de Postes (PNPC), batizada de “Poste Legal”. O normativo foi assinado pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte, 27 de setembro, a portaria visa organizar a ocupação dos postes de distribuição de eletricidade por operadores de telecom. Segundo os ministérios, a política também pretende estimular a inclusão digital, levando conectividade às áreas remotas.

A PNPC será regulamentada pelas agências reguladoras, Aneel e Anatel. Todas as diretrizes serão refletidas em uma regulamentação conjunta. As autarquias vão definir a metodologia e as regras para a definição dos valores a serem pagos pelo compartilhamento dos postes. Além disso, estabelecerão as regras e responsabilidades pela regulamentação das ocupações, fiscalização e manutenção do uso dos postes.

A portaria terá cinco objetivos. O primeiro é otimizar o uso de recursos e reduzir custos operacionais envolvendo compartilhamento de postes entre o setor de distribuição de energia elétrica e o setor de telecomunicações. O segundo é fomentar a conformidade na ocupação dos postes de energia elétrica. O terceiro, reduzir riscos de acidentes envolvendo pessoas, infraestruturas e meio ambiente; o quarto é promover serviços de qualidade, com menor custo; e, por fim, o quinto objetivo visa contribuir para a ampliação da conectividade e da inclusão digital em áreas remotas ou rurais.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024