A Enel Distribuição São Paulo, concessionária responsável pela distribuição de energia para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, contabilizou em outubro de 2023 o total de ocorrência de 4.498 raios em toda a área de concessão, segundo dados coletados por seu sistema de monitoramento e alerta. Trata-se de resultado considerado atípico comparado com o mesmo mês de 2022, em que foram registrados apenas 35 raios.

Os municípios mais atingidos em outubro foram a capital paulista com 1.518 raios, seguida por São Bernardo do Campo (548), Cajamar (332), São Lourenço da Serra (285), Cotia (236), Juquitiba (224) e Santo André (218). No mês de setembro, foram contabilizados 1.449 raios nos 24 municípios da área de concessão da companhia, com aumento de 241% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram registrados 600 raios.

O sistema de monitoramento e alerta da Enel detecta chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas, mas também auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora. Isso permite que técnicos monitorem, em tempo real, toda a área de concessão . Em caso de alerta, é possível agir de maneira mais rápida, diz a empresa em comunicado. O trabalho é realizado 24 horas por dia, a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo.

Com a alta incidência de raios, a Enel elencou alguns cuidados que devem ser tomados pela população, como evitar, em momentos de tempestade, o uso do celular, de secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada. A concessionária também recomenda evitar o uso de chuveiros e torneiras elétricas, além de consertos de instalações elétricas.

Embora a Enel recomende a permanência dentro de casa durante tempestades com risco de raios, caso a pessoa esteja na rua a opção mais racional é evitar contato com objetos metálicos, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Também é prudente evitar locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024