O presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, disse na quarta-feira da semana passada que espera cumprir todas as etapas até o fim de 2024 para lançar o edital internacional para as obras de Angra 3, a terceira usina do complexo nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A construção deve gerar sete mil empregos diretos e 20 mil indiretos, com a movimentação de recursos da ordem de R$ 20 bilhões, afirmou o presidente ao apresentar os planos da Eletronuclear na 8ª Conferência Cidades Verdes, no Rio.

Como determinou o Conselho Nacional de Política Energética, a Eletronuclear contratou o BNDES para fazer a modelagem de captação de recursos e retorno do investimento, e o modelo precisará ser aprovado pelo Ministério das Minas e Energia. “Esperamos que até 2024 isso esteja concluído para que a gente possa determinar a captação do recurso, lançar o edital internacional [para contratação] de epecista (...) para fazer conclusão da construção da usina”, disse o presidente.

Ele ressaltou a baixa emissão de carbono na produção de energia nuclear, o que tem levado diversos países a retomarem a construção de usinas. "A energia nuclear emite apenas 12 gramas de carbono por kWh, sendo comparável apenas à energia eólica, enquanto outras fontes chegam a emitir 400 [g/kWh]. Por isso o mundo inteiro discute esse caminho para a transição energética", afirmou o presidente da Eletronuclear.

Segundo Grand Court, a operação de Angra 1 e Angra 2 nunca causou problema grave à população, ao meio ambiente ou aos trabalhadores. Além disso, o complexo possibilita o desenvolvimento do hidrogênio como fonte de energia. “Nós já produzimos hidrogênio para a usina, temos muitos estudos, e agora vamos partir para o estudo de viabilidade técnica e econômica para produzir hidrogênio em quantidade suficiente para gerar energia". Segundo nota da Eletronuclear, “a construção de Angra 3 e a possível geração de energia por hidrogênio na região reforçam o domínio da cadeia de produção pelo Rio de Janeiro, consolidando o estado como capital da energia no País”.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024