A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou no dia 25 de outubro uma comissão de estudo de segurança contra incêndio em sistemas contendo acumuladores de energia, ou seja, de baterias de armazenamento. Trata-se da comissão ABNT/CE-024:102.009, iniciativa do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (CB-024) da ABNT.

Para o superintendente do ABNT/CB-024, Rogério Lin, a comissão de estudos atende à necessidade de prevenir os riscos potenciais que surgiram com o aumento da densidade energética das novas tecnologias de armazenamento, com destaque para as baterias de lítio. Apesar de mais eficientes no carregamento, durabilidade e na vida útil, afirma Lin, há riscos nos sistemas que devem ser mitigados e controlados, não somente na sua origem, como também em casos em que são inevitáveis.

“Um dos riscos existentes é a fuga térmica, fenômeno que ocorre raramente, mas que gera um risco de incêndio de grande impacto, principalmente quando localizado dentro das edificações”, disse o superintendente durante o lançamento da comissão em evento transmitido pelo canal do YouTube do CB-024.

“A ABNT sempre na vanguarda das inovações e novas tecnologias instaura mais uma comissão de estudos de tema importante e atual que trata de sistemas contendo acumuladores de energia e as técnicas necessárias para segurança contra incêndio, uma questão que vem causando grande preocupação devido ao crescente uso de baterias em equipamentos estacionários ou móveis”, disse também no evento online o presidente da ABNT, Mario William Esper.

Foram convidados para participar da nova comissão especialistas de múltiplos setores, como de veículos eletrificados (automotivo, máquinas, marítimo e aéreo), ferramentas portáteis sem fio, eletroeletrônicos contendo bateria, recicladoras de baterias, sistemas fotovoltaicos, eólicos, fabricantes e montadoras de baterias. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail: cb-24@abnt.org.br.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024