O grupo IBS Energy iniciou a construção da Usina Termelétrica Cidade do Livro, em Lençóis Paulista, no noroeste do estado de São Paulo. Sob investimento de R$ 650 milhões, a usina terá 80 MW de capacidade instalada e vai ser alimentada com múltiplos tipos de biomassa.

A UTE foi a única a biomassa a vencer o primeiro leilão de reserva de capacidade da Aneel, em 2021. Instalada em área de 146 mil metros quadrados, a queima da usina vai utilizar o bagaço e a palha da cana de açúcar e o cavaco de madeira, com flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da agroindústria da região.

Para sua operação, a demanda por biomassa será equivalente a uma área de 20 mil hectares de floresta plantada de eucalipto. Com a queima direta de biomassa em caldeira, a planta deverá gerar 250 t/h de vapor, que por sua vez alimentarão dois geradores de 40 MW cada.

O nome da UTE é uma homenagem à cidade onde ela está instalada, Lençóis Paulista, reconhecida oficialmente pela União como a “capital nacional do livro”. Segundo comunicado da IBS, o local reúne uma série de fatores logísticos e ambientais favoráveis, como o apoio da administração pública, acesso, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia.

“Lençóis Paulista tem uma grande oferta de biomassa e resíduos oriundos das empresas ali instaladas. Além disso, a região apresenta ótima infraestrutura logística. O apoio do poder público local e a receptividade da comunidade também foram fatores determinantes na escolha da cidade”, afirma o CEO da IBS Energy, Luiz Mello.

A UTE Cidade do Livro é o primeiro projeto do grupo em geração própria, que será comercializada no mercado livre. O projeto já tem todas as condições necessárias, com contratos assinados para linha de distribuição e ponto de conexão para o despacho da energia. A operação comercial está prevista para julho de 2026.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024