Está em andamento no município de Itapiranga, em Santa Catarina, obras de projeto da Eletrobras CGT Eletrosul  para implantar uma rede completa para aproveitamento do biogás gerado por dejetos suínos e bovinos de produtores da região. Como parte do programa de P&D Aneel da concessionária, a conclusão das obras deve ocorrer até o fim de 2023 e o seu comissionamento até o início de 2024, entrando em operação monitorada até o início de 2025.

Sob investimento de R$ 6,6 milhões, a iniciativa prevê a implantação de um gasoduto com 11 quilômetros para o biogás canalizado, uma minicentral termoelétrica (MCT) de 480 kVA, subestação para conexão à rede de distribuição primária da concessionária local, além de 11 biodigestores com diferentes tecnologias. Além de ter como meta desenvolver conhecimento técnico para projetos a serem replicados no país, em 2026 está prevista a cessão não onerosa da infraestrutura aos produtores rurais locais.

O conjunto de biodigestores será composto por oito unidades do tipo lagoa coberta, de aço inox, pedra ardósia e outro de concreto, além de outros digestatos em madeira. No momento, revela a empresa, ocorre a instalação da planta do biodigestor de pedra ardósia, em fase final, sendo que o gasômetro do projeto está pronto. Além disso, está sendo finalizada a automação da casa de máquinas e dois biodigestores estão completamente cobertos e produzindo biogás.

O processo de biodigestão vai gerar ainda uma série de subprodutos com potencial comercial, como gás carbônico, biofertilizante e o biochar (carvão vegetal empregado para correção de solo). Além disso, a energia elétrica gerada vai reduzir os custos dos produtores rurais. Após conclusão das obras e comissionamento, a pesquisa prevê monitoramento da operação da infraestrutura construída durante um ano, para padrões tecnológicos e modelos de negócios mais aplicáveis ao contexto brasileiro.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024