A siderúrgica ArcelorMittal e a empreendedora de renováveis Casa dos Ventos conseguiram crédito de R$ 3,16 bilhões do BNDES para erguer o parque eólico Babilônia Centro, em construção nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia. Trata-se, segundo o banco de fomento, do maior volume já financiado para um empreendimento de energia renovável.

O crédito concedido a Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia, sociedade de propósito específico do projeto, corresponde a 80% do total a ser investido no projeto Babilônia Centro, resultado de uma joint-venture entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal. O empreendimento será responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% do consumo elétrico da ArcelorMittal no Brasil, que se beneficiará de encargos por entrar na sociedade como autoprodutora.

O complexo terá 123 aerogeradores, o que garante capacidade instalada de 553,5 MW e geração de energia estimada em 267 MW médios. Há previsão de que sejam criados 1500 postos de trabalho diretos e 3000 indiretos durante a fase de implantação do empreendimento. Após a conclusão, o complexo eólico deverá empregar diretamente 80 funcionários e indiretamente outros 150 trabalhadores.

“O avanço da implantação deste projeto é um marco importante para a ArcelorMittal, porque está em linha com o nosso objetivo global de ser carbono neutro até 2050 e reduzir em 25% as emissões específicas até 2030”, disse Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil.

Uma rede de média tensão levará a energia produzida pelos aerogeradores à subestação coletora do Babilônia Centro. A partir daí, a conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) será feita por uma linha de transmissão de aproximadamente 17 km até a subestação Ourolândia II, já em operação.

 

Foto: Casa dos Ventos/Divulgação



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024