A Prysmian, fabricante de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, criou um programa de logística reversa para destinar o excedente de cabos elétricos não mais utilizados por seus clientes. Segundo comunicado da empresa, a ideia é integrar clientes e fornecedores em etapas rastreáveis e auditáveis, para garantir segurança e credibilidade ao processo.

O sistema se inicia pela separação das sobras dos cabos adquiridos pelo cliente, que deve organizá-los conforme a quantidade e as especificações. Os critérios de separação são estabelecidos em capacitação promovida pela Prysmian. Uma vez separadas as sobras, a Prysmian avalia o material e alinha o fluxo operacional e posterior destinação. Segundo a empresa, o processo ainda garante retorno financeiro atrativo aos clientes.

A fase piloto do programa foi desenvolvida em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos de manutenção, reparo e operação do Brasil e que pertence ao grupo Sonepar. Durante essa fase foi possível recuperar 36 toneladas de cabos.

Desenvolvemos um processo customizável, capaz de considerar as particularidades de cada cliente, onde a Prysmian atua como integradora da cadeia de abastecimento”, afirma o gerente de logística da Prysmian, Lineu Pataro. O programa de logística reversa de cabos completa uma outra iniciativa da Prysmian de recuperação de bobinas de madeira utilizadas para acondicionar os cabos.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024