Segundo estudo da empresa Meu Financiamento Solar, do banco BV, as quedas da taxa Selic de juros influenciaram o aumento de cerca de 50% do número de instalações solares em telhados e pequenos terrenos no Brasil no segundo semestre do ano passado. O fenômeno foi observado desde que as taxas passaram de 13,25% em agosto de 2023 para 12,25% no final do ano, até chegar em janeiro deste ano no patamar de 11,25%.

O mapeamento da empresa, especializada em financiamento para projetos de geração solar distribuída, foi de agosto a dezembro de 2023 e atestou que cerca de 600 mil novas unidades consumidoras aderiram ao uso da fonte solar em suas residências, empresas e propriedades rurais nesse período, ante os 400 mil novos consumidores conectados à geração fotovoltaica no primeiro semestre do ano passado. Os dados se baseiam nos balanços oficiais da Aneel.

Segundo a análise do estudo, outro fator que impulsionou o crescimento do uso da geração fotovoltaica foi o aumento de consumo de eletricidade causado pela forte onda de calor que atingiu várias regiões nos últimos meses. Isso aumentou a demanda por módulos solares como alternativa de eficiência energética para suprimento de aparelhos de ar condicionado.

Ainda de acordo com o levantamento, somente no mês de novembro de 2023 o volume de simulações de crédito na plataforma eletrônica da Meu Financiamento Solar cresceu 20% em comparação com outubro. “Com o novo anúncio de 11,25% da Selic em janeiro deste ano, o mercado fotovoltaico deve entrar em nova onda de otimismo e crescimento, pois garante mais facilidade de contratação de financiamento pelos clientes, além de reduzir o tempo de retorno do investimento”, disse a diretora da empresa, Carolina Reis.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024