A siderúrgica ArcelorMittal testou o uso de caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas de aço em rotas de curta e média distância. O teste foi realizado pela unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, SC, em um percurso de 488 quilômetros e com trechos de serra.

O trajeto foi dividido em três rotas de entrega: duas em Santa Catarina, para Araquari (Sampaio Distribuidora) e São Bento do Sul (Tuper) e uma para o Paraná, em Araucária, na ArcelorMittal Gonvarri. Com a utilização do caminhão elétrico, a empresa evitou a emissão de 1,5 tonelada de CO2.

O teste foi viabilizado com apoio do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Segundo comunicado da empresa, a ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço a se tornar membro do PLVB, programa que integra empresas transportadoras, embarcadores e provedores de soluções com instituições de apoio para tornar a logística brasileira mais sustentável.

“O teste é um desdobramento da estratégia de descarbonização da empresa, que já conta com práticas de transporte, como a otimização dos caminhões nas rotas e o uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, contêiner e ferrovia para atendimento a alguns destinos”, disse o diretor de planejamento e logística da ArcelorMittal, Eduardo Raya. Segundo ele, no teste foi identificado que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação.

O veículo utilizado no teste foi um caminhão a diesel convertido para elétrico, com autonomia adaptada para as necessidades da operação. Segundo a empresa, essa opção foi necessária porque o Brasil ainda não conta com o desenvolvimento de veículos pesados movidos a eletricidade para a dimensão de peso de carga operada pela siderurgia, com capacidade máxima de tração de 80 toneladas.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024