A Copel - Companhia Paranaense de Energia fechou um termo de cooperação com o Cibiogás - Centro Internacional de Energias Renováveis, de Foz do Iguaçu (PR), para o desenvolvimento conjunto de estratégias e novos modelos de negócios para gerar energia a partir do biogás produzido por resíduos agroindustriais e de outras origens, como lodo de esgoto doméstico.

A iniciativa tem um prazo de três anos e  faz parte do programa GEF Biogás Brasil. Trata-se de versão nacional do Global Environment Facility , da Unido - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, que envolve 183 países, e visa apoiar a redução das emissões de gases do efeito estufa por meio do abandono de uso dos combustíveis fósseis.

A ideia é aproveitar a expertise em energia da Copel e uni-la à experiência prática e teórica do Cibiogás, que já projetou e instalou várias usinas a biogás, sobretudo em suinocultores, avicultores e médias e pequenas agroindústrias no Paraná. Além disso, o Cibiogás é considerado referência em pesquisa e desenvolvimento de novos modelos de negócios para aproveitamento do biogás, inclusive na criação de formatos de geração distribuída, microgrid e de produção de biometano.

Um exemplo de projeto inovador do instituto de pesquisa, que contou com a cooperação da Copel e recursos da Itaipu Binacional, é a instalação em curso em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, de uma microgrid, uma rede de energia setorizada que pode ser operada isolada ou integrada à rede, em uma granja de suínos.

O projeto de R$ 3 milhões conta com miniusina a biogás de dejetos na Granja São Pedro Colombari, de 75 kW, que já está em operação desde 2014. A partir da geração dessa miniusina os técnicos do instituto estão criando uma microgrid para interligar mais quatro propriedades rurais vizinhas. O biogás é gerado em biodigestor anaeróbico a partir dos dejetos.

No projeto, o gerador foi conectado para suprir na rede as fazendas vizinhas. Como a área rural no oeste paranaense sofre com interrupções de abastecimento de energia, a microgrid será automaticamente acionada para receber a energia do gerador da miniusina em caso de quedas de suprimento da Copel, que apoia a difusão da ideia para outras localidades cobertas por sua distribuição.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024