A Cemig vai receber até o dia 28 de abril inscrições para seu programa de inovação aberta, o Inova Cemig.Lab. Por meio da iniciativa, startups poderão submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras aos desafios apresentados pela estatal mineira de energia. As selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da solução.

No primeiro ciclo do programa, a Cemig selecionou 14 desafios com temas estratégicos, que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa. O objetivo é, ao final da iniciativa, que as soluções aprovadas serem comercializadas.

O Inova Cemig.Lab está dividido em cinco etapas: candidatura, pitch online, bootcamp, pilotos das startups selecionadas (POCs) e o demoday. Todas essas etapas durarão 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa. Em 16 de maio estão previstos os inícios dos trabalhos.

As propostas selecionadas avançam para a próxima fase. O Bootcamp será em 10 de junho e contará com uma imersão de treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig. Já em 15 e julho acontecem as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução. E, nos meses seguintes, com data a definir, acontecerá o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as provas de conceito (POCs) apresentem publicamente os projetos e os resultados alcançados.

O Inova Cemig.Lab integra o programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Cemig e o PDI Aneel. O programa é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa, e será estruturado em ciclos, regidos por editais que apresentarão os desafios em busca de soluções inovadoras de startups.

O edital completo da iniciativa e a ficha de cadastro podem ser encontrados no site https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024