A Aneel recebeu manifestação de 93 empresas de energia elétrica e de dois grupos econômicos interessados em financiar projetos de pesquisa em hidrogênio de baixo carbono. O resultado atende a chamada estratégica de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) 23/2024, cujo prazo de manifestação se encerrou no dia 28 de março.

Segundo a Aneel, as manifestações foram provenientes principalmente de distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia elétrica. Até o momento, trata-se da maior adesão às chamadas públicas da agência. “A participação expressiva das empresas sinaliza o interesse do mercado em viabilizar uma matriz energética mais limpa e diversificada”, afirmou a agência em comunicado.

As empresas interessadas seguirão cronograma que inclui a apresentação de propostas e a execução dos projetos selecionados. Entre as empresas, aparecem grupos como EDP, Cemig, Equatorial, Energisa, Engie, Âmbar e Neoenergia. Para mais informações, acesse https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/programa-de-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/chamadas-de-projetos-de-pdi-estrategicos/chamada-n-o-023-2024-hidrogenio-no-contexto-do-setor-eletrico-brasileiro.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024