O ISI-ER - Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis vai instalar uma planta piloto de energia eólica offshore na costa do Rio Grande do Norte. A expectativa é a de que o instituto receba a licença de instalação no segundo semestre deste ano para implantar o sítio de testes, em condições reais de operação.

O projeto prevê a instalação da planta a 20 km da costa de Areia Branca – nas proximidades do Porto-Ilha de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A estrutura incluirá dois aerogeradores, com potência somada de 22 MW. “Estamos em uma fase muito madura. Vamos concluir a documentação de impacto ambiental neste semestre e esperamos que no próximo tenhamos em mãos a licença do Ibama”, disse o diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello.

O sítio de testes, segundo Mello, vai analisar o desempenho dos equipamentos de geração de energia eólica offshore em condições do mar equatorial brasileiro. A ideia é avaliar aspectos de segurança e função, desempenho de potência, cargas mecânicas, ruídos, suporte e afundamento de tensão, além de qualidade da energia. A planta piloto a ser implantada pelo Senai está entre os 96 complexos eólicos offshore com processos de licenciamento abertos no Ibama.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024