A rede de farmácias Panvel inaugurou dia 5 de novembro uma miniusina solar fotovoltaica de 1,2 MWp em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Batizada como Arno II, com capacidade para gerar 1,68 GWh/ano, a instalação conta com 3528 módulos fornecidos pela WEG e é fruto de parceria da Panvel com o grupo SKA, responsável pela captação de recursos para o projeto, e com a ERB - Energia Regenerativa Brasil, designada para o comando executivo da implantação e pela operação e manutenção do empreendimento.

A nova usina faz parte de um projeto da Panvel, grupo com 465 filiais na região Sul do País e em São Paulo, de compensar via geração distribuída 70% do consumo de suas lojas de rua instaladas nos três estados do Sul até o fim de 2021 e, mais adiante, de atingir 100% da sua demanda com os créditos gerados por usinas solares próprias.

Para chegar à sua primeira meta, a partir do ano passado o grupo começou a instalar nove usinas que ao todo terão potência instalada de 10,35 MWp e capacidade para gerar 14,33 GWh por ano. A primeira, de menor porte, foi instalada em 2019 em Vacaria, no Rio Grande do Sul, ainda sem a parceria com os grupos ERB e SKA. Tem 110 kWp e capacidade de gerar 140 MWh por ano.

Firmada a parceria com os sócios no projeto de GD, a primeira fase dos investimentos, de R$ 20 milhões, contempla a Arno II e outras três usinas. Uma delas, de 1,14 MWp e capacidade para gerar 1,59 GWh/ano, já está em funcionamento desde 19 de outubro em Mondaí (SC). Ainda neste mês de novembro entra em operação a segunda, com 1,4 MWp e capacidade para 2 GWh/ano, em Santo Antônio do Sudoeste (PR). E em dezembro começa a operar a última dessa fase, em Rosário do Sul (RS), com 1,3 MWp de potência instalada e capacidade para gerar 1,8 GWh/ano. As quatro usinas terão no total 14,6 mil módulos instalados.

Segundo a Panvel, as outras quatro usinas do total de nove previstas nesta fase devem entrar em operação em 2021, mas as cidades escolhidas, os investimentos e detalhes sobre capacidade e potência instalada ainda estão em definição.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024