A espanhola Iberdrola assinou um contrato de compra e venda de energia (PPA) de longo prazo com a produtora alimentícia Danone, também de origem espanhola, que prevê o consumo de 73 GWh por ano de energia solar de uma nova usina que entrará em operação em 2022.

O complexo solar da Iberdrola se chama Francisco Pizarro e está em construção nos municípios de Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentenera, em Cáceres, no estado espanhol de Extremadura. Sob investimento de 300 milhões de euros, trata-se do maior projeto solar da Europa no momento, com potência instalada total de 590 MW, segundo divulgado pelo grupo espanhol de energia.

Pelos termos do acordo, a Iberdrola fornecerá energia a partir de abril de 2022 a 29 pontos de consumo da Danone por um período de dez anos. Além do PPA, a produtora alimentícia completará sua demanda energética com outro contrato anual com a Iberdrola de até 104 GWh por ano.

Globalmente, em países como Espanha, México, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, a Iberdrola já soma mais 6,5 GW em PPAs assinados. Daqueles firmados a partir das fontes eólica e solar, a empresa afirma envolver empresas do setor financeiro, de telecomunicações, bebidas e alimentos, distribuição e produtos farmacêuticos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024