Pesquisadores do Centro de Inovação Tecnológica em Conversores e Drives Estáticos da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, desenvolveram um dispositivo que permite gerir os fluxos de energia elétrica gerados por painéis solares, além de gerenciar o consumo e o conjunto de conversores e baterias em redes de baixa tensão. O desenvolvimento contou com a participação de outros centros de pesquisas europeus e faz parte de programa internacional chamado “Penetração de renováveis ​​alavancada por redes de distribuição de baixa tensão eficientes” (sigla ResoLVd). 

O dispositivo desenvolvido, baseado em tecnologia de eletrônica de potência avançada, (Power Electronic Device - PED) consegue gerenciar vários tipos de tecnologias de armazenamento. O equipamento é conectado à rede de distribuição de forma a gerenciar os fluxos de energia elétrica gerados entre os sistemas solares FV, os consumos e o conjunto de conversores e baterias. Dessa forma, a energia gerada no local pelos sistemas fotovoltaicos pode ser mais bem aproveitada por conta da capacidade de armazenar o excedente de produção e liberá-lo posteriormente, nos momentos necessários, de acordo com os sistemas de gestão da área e aproveitando os picos de geração do sistema solar FV.

O projeto teve a duração de três anos e meio e foi financiado com um fundo da Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, tendo sua tecnologia validada em projeto piloto no município de L'Esquirol, na Espanha, em uma rede de distribuição em baixa tensão. Parte dos pesquisadores envolvidos estão no momento desenvolvendo algoritmos para a previsão da demanda e geração diária de energia e o posterior planejamento da carga e descarga das baterias. A ideia é antecipar congestionamentos na rede e as variações da tensão.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024