Bureau Veritas assinou contrato com a Nebras Power, do Catar, e com a fabricante canadense de equipamentos solares Canadian Solar para inspecionar diretamente projetos conjuntos de usinas centralizadas dos dois grupos no Brasil.  A operação da empresa certificadora envolverá equipamentos e obras de três das suas usinas brasileiras pelos próximos doze meses: a Salgueiro Solar, em Pernambuco, a Francisco Sa Solar, em Minas Gerais, e a Lavras, localizada no interior do Ceará.

Na Salgueiro Solar, no município pernambucano de mesmo nome, de 114,3 MWp e que deve entrar em operação ainda neste semestre, o Bureau Veritas vai realizar testes de aceitação de fábrica para validar se toda a documentação e o desempenho dos equipamentos e sistemas estão de acordo com as especificações do cliente. Além disso, a empresa também se responsabiliza pelo acompanhamento do cronograma fabril para minimizar potenciais atrasos e problemas.

Na Lavras Solar, em Caucaia (CE), de 152,4 MWp, projeto negociado no leilão A-4 de 2018, o trabalho será para garantir a eficiência e qualidade dos projetos, a interface técnica entre os fabricantes de equipamentos e concessionária de energia e até a análise e aprovação da construção da usina. Já na usina Francisco Sa Solar (114,3 MWp), em Francisco Sá (MG), além do trabalho de engenharia do proprietário, o BV será responsável pela supervisão e fiscalização das obras.

A Nebras se tornou sócia dos projetos da Canadian Solar no Brasil em 2019, quando adquiriu 80% de um portfólio de 486,2 MWp da fabricante canadense, para os quais a empresa está fornecendo seus módulos fotovoltaicos e que completarão 1 GWp de projetos já concebidos pelo grupo no país. No portfólio agora com o controle majoritário da Nebras ainda faz parte a usina Jaíba Solar, em Minas Gerais, de 101,6 MWp.   



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024