Uma cervejaria australiana, a Victoria Bitter, controlada pela japonesa Asahi desde 2020, criou um programa de troca de excedentes de créditos de energia solar por engradados de cerveja. A iniciativa, batizada de Solar Exchange, permite que cada crédito de 30 dólares australianos (cerca de 131 reais), gerado por consumidores residenciais, seja trocado por um engradado com 24 garrafas. A cervejaria faz a entrega em domicílio.

O programa é inicialmente para clientes residenciais com microusinas de até 6 kWp conectadas à rede em Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria ou Austrália do Sul. A promoção é limitada a 30 engradados por ano e, nessa primeira fase, será válida até 31 de março de 2022, com número de adesões limitado. Para poderem efetuar as trocas, os clientes precisam se filiar à comercializadora varejista de energia Diamond Energy e utilizar uma plataforma de software movida a blockchain chamada Power Ledger.

A promoção faz parte da estratégia de sustentabilidade da nova controladora, a Asahi, que tem meta de se tornar totalmente alimentada por energia renovável até 2025. Antes da aquisição, a própria empresa australiana fundadora da marca de cerveja, a Carlton & United Breweries, já havia assinado um contrato de compra de energia (PPA) de 12 anos para adquirir 74 mil MWh por ano de energia solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024