O governo do Laos e a francesa EDF assinaram, dia 12 de julho, acordo de desenvolvimento de projeto de usina solar flutuante no reservatório da hidrelétrica Nam Theun 2, na província de Khammouane, no país asiático. Com capacidade instalada de 240 MWp, a UFV ocupará área de 3,2 km2, menos de 1% da área total do reservatório.

Quando em operação, junto com a hidrelétrica de 1,08 GW de potência instalada, o empreendimento será o maior projeto híbrido com solar flutuante do mundo, segundo avaliação da operadora da UHE, a NTPC – Nam Theun 2 Power Company.  A operação conjunta permitirá o funcionamento complementar das fontes: quando houver incidência solar, a geração hidrelétrica diminuirá, com menos consumo de água, que será reservado para o período seco. Em média, haverá um ganho de 6% na geração total da instalação.

A EDF será responsável por todo o desenvolvimento, que contará ainda com a cooperação da estatal Lao Holding State Enterprise e Companhia Pública Geradora de Eletricidade da Tailândia. Após um processo licitatório do EPC previsto para ocorrer no início de 2022, as obras têm conclusão prevista para 2024.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024