O INEL - Instituto Nacional de Energia Limpa criou uma Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento cujo foco principal de atuação será o fomento a tecnologias de geração distribuída e ainda a soluções de armazenamento de energia e de veículos elétricos. A secretaria ficará a cargo do ex-professor de engenharia elétrica da Unifei - Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, José Wanderley Marangon Lima (foto).

Umas das metas de trabalho será apoiar iniciativas para tornar os sistemas energético e de transportes do país mais resilientes às mudanças climáticas, segundo disse em nota o novo secretário de P&D do INEL. Para Marangon, a criação do novo posto sinaliza a preocupação do instituto com a produção de conhecimento técnico sobre o setor energético e sua divulgação na esfera pública e privada

O novo secretário é especialista em preços de energia, transmissão e distribuição e em planejamento e operação de sistemas elétricos. Graduado em engenharia elétrica pelo IME-Instituto Militar de Engenharia, Marangon é doutor em engenharia elétrica pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também é graduado em administração de empresas. Entre 1980 e 1993, coordenou estudos de operação e planejamento na Eletrobrás e já teve passagens pela Aneel e pelo MME.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024