O condomínio comercial Uptown, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ficou autossuficiente em energia com a instalação de uma miniusina solar fotovoltaica de 500 kWp. A obra foi implementada pela Kompass Energia, também responsável pelo investimento e que será remunerada com parte da economia prevista em R$ 28 milhões nos próximos 25 anos.

A miniusina teve sua primeira fase inaugurada no começo de novembro, quando passaram a funcionar 341 módulos solares FV, cuja geração média é de 20 MWh por mês. Em dezembro, o projeto dessa fase será concluído, totalizando 918 módulos e com geração estimada de 55 MWh/mês.

No condomínio, um empreendimento com 8.463 m² de área a céu aberto, o sistema solar FV foi implantado nos telhados dos 12 blocos. Segundo comunicado do Uptown, o projeto está entre os 20 maiores do Rio de Janeiro. A previsão junto à concessionária de energia local, a Light, é a miniusina, quando à plena carga em dezembro, fornecer energia para a alimentação das áreas comuns dos 12 blocos, local que recebe, em média, 400 mil pessoas por mês. Mais para a frente, em uma segunda etapa, é intenção também fornecer energia solar para as 250 lojas do local.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024