A Maxeon Solar Technologies, de Singapura, ampliou a garantia de serviços para seus módulos solares FV para 40 anos. A nova garantia atende a linha de produtos Back Contact (IBC), que fora dos Estados Unidos e do Canadá são comercializadas sob a marca SunPower Maxeon, e envolvem a qualidade do produto, o desempenho energético e demais serviços necessários. A novidade vale inicialmente para Europa, Oriente Médio, África, Austrália, Japão e México, para clientes comerciais e residenciais.

A garantia de 40 anos vale para cobertura de defeitos relacionados a mão de obra e materiais, garantia de saída de energia e para a manutenção necessária para reparar ou substituir módulos defeituosos. O normal no mercado é a garantia de desempenho energético ser de 25 anos e a relacionada à qualidade do produto de 12 anos, segundo destacou em comunicado a Maxeon.

Ainda de acordo com a empresa, a nova garantia é baseada em estudos de campo externos de mais de 33 milhões de módulos implantados em todo o mundo, operados pela própria Maxeon e por terceiros. Também se baseia em um modelo de física utilizado para determinar o impacto de desempenho esperado ao longo do tempo a partir de simulações de modos de degradação e falha. Pelos estudos, a empresa afirma garantir vida útil até superior a 40 anos para os módulos.

A alta durabilidade garantida, segundo a Maxeon, se deve à tecnologia patenteada da célula IBC e ao design do módulo, que eliminam falhas de interconexão celular e hotspots. Isso proporcionaria proteção robusta contra tensões ambientais e variações de clima ao mesmo tempo em que maximizaria a confiabilidade e a densidade energética. Com essas características, a geração garantida dos módulos seria de no mínimo 98% durante o primeiro ano de operação, seguida por uma degradação máxima anual de 0,25% nos 39 anos seguintes. Isso daria 88,3% de nível de energia garantido no final de 40 anos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024