A portuguesa EDP assinou parceria global para instalar até 100 MWp de energia solar fotovoltaica em unidades da indústria global de autopeças Faurecia na Europa, Ásia e Estados Unidos. Pelo acordo, até o fim de 2023 o grupo de energia vai instalar mais de 60 usinas solares de geração distribuída em fábricas da multinacional em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia. Trata-se do maior projeto da EDP nessa modalidade para apenas uma empresa. 

A meta da Faurecia, de origem francesa, com o projeto é reduzir sua dependência da rede elétrica e cooperar com suas metas de redução progressiva das emissões de carbono das operações industriais. A parceria com a EDP se dará no modelo de As-a-Service, com investimentos, operação e manutenção das usinas a cargo da portuguesa. A previsão é a de que os mais de 60 projetos solares demandem até 200 mil módulos solares. O investimento permitirá evitar mais de 60 toneladas de CO2 ao longo da próxima década para a Faurecia.

Os investimentos em solar fotovoltaica têm crescido na  EDP e, em específico a geração distribuída, trata-se de um dos seus eixos estratégicos, com planos de instalação de mais de 2 GW até 2025 em residências e empresas no mundo. Incluindo Europa e Brasil, a empresa afirma ter atingido capacidade contratada de solar distribuída de 300 MWp em projetos instalados em edifícios e terrenos de empresas e residências, por meio da EDP Comercial.

O resultado tem a ver com a atuação em vários mercados europeus, por meio de crescimento orgânico ou por aquisições, como aconteceu recentemente na Polônia, com a compra da Soon Energy, ou na Itália, depois de adquirir a empresa Enertel. Já nos Estados Unidos e na Ásia Pacífico, a empresa entrou recentemente no mercado solar distribuído pela EDP Renováveis, com as aquisições da norte-americana C2 Omega e da Sunseap, de Singapura.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024