O MME - Ministério de Minas e Energia, em parceria com a agência de fomento alemã GIZ, colocou em seu canal do YouTube dez videoaulas para profissionais do setor aprimorarem conhecimentos técnicos sobre armazenamento de energia e mobilidade elétrica. No programa, batizado de Profissionais para Energias do Futuro, as aulas são ministradas por docentes do ITEMM - Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura, de Recife (PE).

As videoaulas começam com as temáticas básicas do setor. A primeira delas traça um panorama das principais tecnologias dos sistemas de armazenamento de energia (BESS, na sigla em inglês): lítio manganês spinel (LMO), lítio níquel cobalto alumínio (NCA), lítio manganês cobalto (NMC), lítio ferro-fosfato (LFP) e lítio tatanato (LTO). Já a segunda videoaula discorre sobre os componentes do BESS (baterias, sistema de gerenciamento da bateria e da energia e inversores), a função de cada um deles e o modo como são integrados.

As outras aulas ― cada uma delas em formatos de no máximo 10 minutos ― são sobre as aplicações do BESS, desenvolvimento de novos sistemas de armazenamento, microrredes, mobilidade elétrica, testes para avaliação do BESS, infraestrutura para suprimento de energia para veículos elétricos e testes de baterias para mobilidade elétrica.

As videoaulas estão disponíveis via o link https://www.youtube.com/playlist?list=PLh68XGrJ318fURAiy6Y1LQSCi_cWWmL9p



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024