O INEL - Instituto Nacional de Energia Limpa inaugurou uma secretaria apenas para difundir a tecnologia do hidrogênio verde no País. Batizada de SHV - Secretaria de Hidrogênio Verde, a iniciativa, segundo a entidade, visa fomentar  o crescimento do combustível renovável produzido a partir de eletricidade de matrizes limpas como hidrelétrica, eólica, solar ou provenientes de biomassa e biogás.

A SHV ficará sob o comando de Luiz Piauhylino Filho, empresário do setor de renováveis com atuação no Brasil e em Portugal, presidente e fundador da integradora solar Sunlution e da recém-criada H2 Verde, especializada em hidrogênio verde. Como secretário-adjunto da SHV, o Inel nomeou Frederico Freitas.

“É com imenso prazer que assumo este compromisso. Vamos trabalhar em prol de uma economia de baixo carbono e desenvolver e fomentar a produção de H2 verde no País”, afirmou Piauhylino Filho. O executivo assume o cargo com a meta de garantir energia limpa e de baixo custo na produção de H2V, coordenando ações com os principais atores do mercado, entre associados do INEL, autoridades nacionais e internacionais, associações e empresários.

Além da iniciativa, o INEL recentemente criou grupo de trabalho junto à Aneel para buscar soluções técnicas para a conexão de geração distribuída, considerado um dos maiores gargalos do segmento. Os resultados de meses de trabalho foram entregues em maio para a agência.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024