A operadora de telecomunicações Vivo inaugurou duas usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída, implementadas e operadas pelo grupo Gera, nos municípios de Itabaiana e Lagarto, ambos em Sergipe.  As duas juntas vão gerar 860 MWh por ano e os créditos gerados serão abatidos em 280 unidades consumidoras da empresa na região.

As duas novas instalações integram programa da Vivo de implantar 85 usinas de GD, das fontes solar, hídrica e de biogás, em todo o Brasil. Atualmente já há 33 em operação. No caso específico do Nordeste, estão previstas 13 usinas, sete delas já em funcionamento, considerando os dois novos lançamentos.

 A usina de Itabaiana está instalada na Rodovia 235, em Sítio Vermelho,  e a de Lagarto, na Rodovia SE-216, próxima ao povoado de Boeiro. Considerando as etapas de construção e de operação, foram gerados 141 empregos. A energia produzida nas usinas é injetada na rede da concessionária local, a Energisa SE.

Todo o consumo da Vivo provém de fontes renováveis, por meio não só da geração distribuída, mas de contratos no mercado livre e pela aquisição de certificados rastreáveis de produção de energia renovável, os I-RECs. As usinas de GD, quando concluído o programa de 85 empreendimentos, serão 61% delas de fonte solar, 30% de fonte hídrica (PCHs) e 9% de biogás. Em sua totalidade, as usinas vão gerar mais de 711 mil MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com até 320 mil habitantes.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024