Um acordo de cooperação para difundir a energia solar fotovoltaica em áreas urbanas e rurais de municípios do País foi assinado pela Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica e a ABM - Associação Brasileira dos Municípios (ABM). Segundo os envolvidos, o acordo visa atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda para a população e ainda estimular o desenvolvimento de novas oportunidades com a ampliação do acesso da energia solar a produtores rurais e prédios públicos.
O acordo colocou como prioridades o intercâmbio de informações e a realização de ações para promover assuntos de interesse comum em relação ao desenvolvimento de políticas públicas, programas e incentivos municipais para o aproveitamento da fonte solar nas cidades brasileiras.

Estão previstos ainda a identificação de empreendedores do setor interessados em investir nas cidades, o compartilhamento de informações no âmbito nacional e regional, a avaliação de tendências de negócios, o aprimoramento do ambiente regulatório e legal e a cooperação em eventos e ações conjuntas, dentro e fora do Brasil.
 Para o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, o acordo deve garantir maior acesso ao uso da tecnologia fotovoltaica pelos consumidores em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. “Além disso,  pode trazer maior autonomia e independência elétrica, além de valorizar os imóveis e elevar a sustentabilidade dos consumidores”, disse.

“O setor está bastante otimista com a nova parceria e preparado para contribuir para a recuperação econômica sustentável das cidades brasileiras, ajudando também no atingimento dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa”, completou o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024