A ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída lançou um programa setorial de qualidade para o setor de GD, o PSQ. A iniciativa, gerenciada pelo Instituto Totum, especializado em certificações, visa avaliar a eficiência e a segurança de dispositivos e equipamentos de energia solar fotovoltaica. O programa foi lançado durante a InterSolar South America 2022, realizada de 23 a 25 de agosto em São Paulo.ç

De início a participação no programa será voluntária e não será restrita a fabricantes associados à ABGD. No cronograma do programa, os primeiros itens testados serão os inversores fotovoltaicos. Na sequência, o PSQ fará a testagem de módulos solares, cabos e fios que compõem o sistema fotovoltaico. Ao final do processo, serão geradas as notas de cada fabricante, além de um selo de qualidade.

O programa contará também com a contribuição da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, que testará os dispositivos e equipamentos no laboratório do Instituto de Redes Inteligentes da universidade. Ao todo, serão avaliadas cinco categorias: confiabilidade, desempenho, funcionalidade, segurança e suporte.

 A certificação terá validade de 24 meses e seguirá a governança similar à certificação de produtos, garantindo os procedimentos de apelação. Em relação à divulgação dos resultados, a comunicação será feita por meio dos sites da ABGD e do Instituto Totum.

Segundo o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim,  o programa contribuirá para garantir a qualidade dos dispositivos e equipamentos solares usados em geração distribuída. “É uma ferramenta de autorregulação, que vai contribuir para garantir a competição justa entre as marcas e gerar confiança para o consumidor”, disse Chrispim.

Já para o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes, o objetivo é avaliar os produtos críticos da cadeia de produção. “É um selo de qualidade, que vai refletir uma classificação em estrelas para cada produto. Essa classificação estará ligada a requisitos como funcionalidade, desempenho e segurança”, esclarece.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024