A Enel Green Power Brasi colocou em operação comercial a usina solar fotovoltaica São Gonçalo III, de 256 MW de capacidade instalada. Trata-se da segunda expansão do complexo solar São Gonçalo, no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.Com a nova extensão, o complexo alcança potência total em operação de 864 MW, tornando-se o maior em operação na América Latina, segundo a empresa.

Sob investimento de cerca de R$ 870 milhões, a UFV São Gonçalo III pode gerar 597 GWh por ano. Ao se considerar todo o complexo, serão gerados mais de 2,0 TWh/ano, o que evitará a emissão de cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO2 por ano. O complexo conta com 2,2 milhões de módulos solares fotovoltaicos e foi o primeiro da Enel no Brasil a usar modelos bifaciais, que captam energia solar de ambos os lados, garantindo aumento esperado na geração de energia de até 18%.

Além de optar pelos módulos bifaciais, a Enel utilizou outras soluções tecnológicas de alto desempenho para a construção da nova expansão do complexo parque solar, como o uso de óculos inteligentes (smartglasses) para facilitar o compartilhamento de imagens, documentos e gravações em tempo real entre os operadores em campo e equipes remotas, para acelerar a tomada de decisões durante as obras.

A trajetória de construção do complexo solar teve início em outubro de 2018, quando a primeira seção de 475 MW de capacidade instalada começou a ser erguida, até entrar em operação, com a conexão à rede, em janeiro de 2020. Antes disso, em agosto de 2019, a Enel anunciou a construção da primeira expansão do complexo, com 133 MW de capacidade, e que começou a operar em fevereiro de 2021. A construção da terceira seção do projeto, que agora está em plena operação, foi anunciada em dezembro de 2020.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024