A GDSun, empresa de geração distribuída de energia solar de autoconsumo remoto, adquiriu duas miniusinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais que, juntas, têm capacidade total de 10,2 MWp, com geração de energia estimada em 24 GWh por ano. As fazendas solares atenderão ao consumo no estado mineiro da operadora de telecomunicações Claro, uma das principais clientes em projetos de GD da empresa.

A GDSun não revelou os valores envolvidos na compra das usinas adquiridas da desenvolvedora Sensatto Energia: a UFV Buritizeiro, no município de mesmo nome, com 5,2 MWp de potência instalada, e a UFV Andrômeda, em Várzea de Palma, de 5 MWp. Segundo o CFO da GDSun, Gustavo Bacellar de Faria, novas aquisições de usinas serão avaliadas pontualmente para a expansão da companhia, que prevê, em seu plano de investimentos, atingir 500 MWp de capacidade instalada até 2025. Mas a preferência da estratégia é crescer por meio de implantação de projetos greenfield. “Aquisições estratégicas como estas, porém, seguem em nosso radar”, disse Faria.

Com as novas plantas, a GDSun alcança a marca de 123 MWp de usinas operacionais no Brasil, além de outros 122 MWp já em implantação. São 47 usinas operacionais e presença em 12 estados, incluindo aí também usinas em construção (Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024