A recente instalação de três miniusinas solares fotovoltaicas, com potência total de 769 kWp, permitiu que uma produtora de soja, a Fazenda da Madrugada, de Jaborandi, na Bahia, dobrasse sua produção agrícola. Isso porque a propriedade passou a ter energia suficiente para ampliar a irrigação de grãos.

Sob investimento de R$ 3,4 milhões, as miniusinas em operação off-grid possibilitaram que a fazenda instalasse dois pivôs de irrigação e um poço artesiano para abastecimento de reservatório de água, aumentando a produtividade no local com uma colheita a mais por ano.

 O projeto foi realizado pela integradora CGR Energia, de Brasília, com equipamentos fornecidos pela distribuidora Win Solar, incluindo módulos solares bifaciais de 540 watts da JA Solar. Segundo a Win, trata-se de um dos maiores projetos off-grid para sistema de acionamento de pivôs de irrigação do Brasil.

A instalação das três miniusinas levou três meses. As instalações contam,  além dos módulos bifaciais, com inversor de bombeamento off-grid. Com o uso dessas tecnologias, segundo a Win, mesmo com o projeto desconectado da rede da concessionária, o sistema fotovoltaico garante a utilização das bombas por até dez horas diárias apenas com a irradiação solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024