A companhia privada de saneamento GS Inima Samar inaugurou no dia 19 de abril uma usina solar fotovoltaica em Araçatuba, SP, com capacidade para gerar 71 MWh por mês, o correspondente a 852 MWh por ano. A UFV foi construída em área de 8500 m2 ao lado da Estação de Tratamento de Água Tietê. A empresa não informou a potência instalada da usina.

Com 922 módulos solares fotovoltaicos, a usina vai gerar créditos de compensação para seis unidades consumidoras da concessionária em Araçatuba. De acordo com o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira, outros espaços da empresa estão sendo analisados para a implantação de mais módulos. “Nosso objetivo é garantir que 100% da energia utilizada pela concessionária seja proveniente de fontes sustentáveis”, afirma. A estimativa é atingir essa meta até o final de 2024.

Com o início da operação, a empresa calcula que mais de 5 mil toneladas de gás carbônico deixarão de ser emitidos na atmosfera. Seriam necessárias 40.837 árvores para eliminar este poluente da atmosfera. “A estratégia está alinhada ao propósito de seguir a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além da visão ESG, tão importante nos últimos tempos”, completa Caldeira.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024