Foi instalado na fachada do edifício Germinare Business, do Instituto J&F, em São Paulo, um sistema de filmes finos flexíveis fotovoltaicos com a tecnologia CIGS (cobre-índio-gálio-selênio). Esse sistema é apontado como de bom coeficiente de absorção da luz solar, o que permite uso de camadas mais finas, com eficiências próximas às dos módulos de silício cristalino, entre 15% e 18%.

Com projeto assinado pelo escritório Edo Rocha Arquiteturas, a obra compreendeu a instalação de 564 módulos de filme fino flexível de 125 Wp cada. O sistema tem potência instalada de 70,5 kWp e capacidade de geração aproximada de 49,6 MWh por ano. Em operação desde dezembro de 2022, o sistema tem previsão de gerar toda a energia necessária para o sistema de ar-condicionado do prédio.

Os filmes finos foram fornecidos pela empresa L8 Energy, distribuidora e fabricante de sistemas fotovoltaicos. Para o projeto, houve o desenvolvimento dos chamados brises fotovoltaicos, sob a responsabilidade da Garantia Solar BIPV. “Para viabilizar o projeto, a solução mais adequada foi a utilização de filmes finos flexíveis, que pesam apenas dois quilos, respeitando a capacidade de peso da edificação através de uma solução integrada de estrutura metálica e brises”, disse a diretora de projetos arquitetônicos da Garantia Solar BIPV, Clarissa Zomer.

De acordo com o diretor da L8 Energy, Guilherme Nagamine, além de mais leve, os filmes de CIGS se adaptam a qualquer estrutura, adequando-se ao projeto arquitetônico. “E eles têm uma eficiência energética superior, gerando energia mesmo em dias nublados e sem a necessidade de estarem em um ângulo específico para captar a luz”, disse. Além disso, a tecnologia nas fachadas garante mais conforto térmico e de iluminação, já que permite que apenas parte da luminosidade e do calor externos entre na edificação.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024