A francesa Helexia, que atua em geração solar distribuída e eficiência energética, assinou contrato com a comercializadora de energia Comerc para fornecer até 90 MWp de energia solar fotovoltaica, em um período de 20 anos. A negociação visa suportar o crescimento da carteira de clientes da Sou Vagalume, unidade de negócio da Comerc voltada a consumidores de baixa tensão interessados em créditos de compensação de energia, como pequenos negócios e pessoas físicas.

As usinas solares fotovoltaicas serão desenvolvidas pela Helexia nos estados do Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Segundo as empresas, as obras das primeiras UFVs vão começar nos próximos meses e serão entregues no segundo semestre de 2024.

A Sou Vagalume ultrapassou a marca de 25 mil clientes. Com o acordo com a Helexia, a expectativa é ter energia suficiente para atender até 40 mil novas unidades consumidoras. O acordo faz parte de estratégia da Comerc de ampliar sua capacidade de atendimento com parcerias com usinas de terceiros, já que atualmente 90% da sua energia provém de instalações solares próprias.

As usinas que serão construídas no Ceará e no Mato Grosso do Sul podem atingir até 25 MWp em cada estado. Já em Pernambuco e no Rio Grande do Norte devem alcançar até 40 MWp no total, totalizando os 90 MWp. Quando entregues, os empreendimentos marcarão nova fase na expansão em outras regiões do Brasil, uma vez que a operação da Sou Vagalume atualmente está focada em Minas Gerais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024