No próximo domingo, 6 de agosto, será realizada na praia de Icaraí, em Niterói, a última etapa e a premiação aos vencedores a 16ª edição do Desafio Solar Enel, competição de embarcações movidas a energia solar fotovoltaica promovida pelo Nides - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ e patrocinada pela Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Participam desta edição 20 polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais. Algumas instituições com equipes no desafio são as universidades Federal do Rio de Janeiro, Federal Fluminense, Federal de Santa Catarina, Federal do Pará e USP (de São Paulo), além do Cefet/RJ e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

O Desafio Solar Enel se baseia em três temas principais: esporte, educação e tecnologia. Não é apenas uma competição, mas um projeto de extensão universitária que forma uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro sustentável. Segundo a Enel Distribuição, ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, o projeto impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre sua importância.

As provas então acontecendo desde 1º de agosto em frente ao Clube Central na praia de Icaraí. Participam 21 barcos, sendo 12 catamarãs e nove monocascos. Doze são de equipes do Rio de Janeiro, quatro de Santa Catarina e dois do Amazonas. Espírito Santo, Pará e São Paulo participam com uma equipe cada. A premiação acontecerá na tarde do domingo, depois da última prova realizada pela manhã, contemplando as três equipes que obtiverem as melhores pontuações no somatório de provas. No entanto, o reconhecimento não se limita ao desempenho na água. As equipes que se destacarem na produção de vídeos e pôsteres concorrem a prêmios dedicados ao esforço de divulgação científica.

O Desafio também oferece uma programação de palestras, workshops, exposições acadêmicas, vídeos, atrações culturais e minicursos gratuitos. Os temas-chave das discussões incluem descarbonização, transição energética, economia circular e materiais compósitos, hidrogênio verde, tecnologia social e tecnologia embarcada.

Mais informação em https://desafiosolar.com.br.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024