A chinesa Shanghai Electric Energy Storage Technology anunciou a conclusão do teste de aceitação de fábrica para seu sistema de baterias de fluxo redox de vanádio (VRFB), que agora está a caminho de Zaragoza, na Espanha, para um projeto comercial de armazenamento de energia. Esta é a primeira vez que a empresa entrega produtos de bateria de fluxo desta monta para um parceiro europeu.

Pelo acordo com um provedor de soluções de armazenamento de energia da Espanha, a Shanghai fornecerá sistemas VRFB sob medida para os projetos locais de energia renovável. A Shanghai Electric também está discutindo com parceiros locais projetos de sistemas múltiplos fornecidos em contêineres e a construção de projetos em escala de MW.

A empresa lançou recentemente um sistema de armazenamento de energia de 500 kW/3000 kWh, que classifica como um marco importante no desenvolvimento da tecnologia de bateria de fluxo redox de vanádio. A bateria de 500 kW apresenta configurações 4s2p, o que a torna a maior de módulo único entre as baterias de fluxo de longa duração da China. A eficiência na parte c.c. do sistema supera 85%, com a eficiência energética geral de 90%, reduzindo o custo de eletricidade para US$ 0,028 por kWh. Com eletrólito composto por água e sais inorgânicos, o sistema é capaz de operar em temperatura e pressão normais, sem riscos de incêndio ou explosão, oferecendo 20 mil ciclos de carga e descarga sem perda de capacidade, garante a empresa.

O equipamento é projetado como um sistema de armazenamento de energia de alta potência e longa duração para projetos de energia eólica e solar fotovoltaica, com estrutura expansível. Segundo a Shanghai Electric, o módulo é transportável, rápido de instalar e implantar e adequado para locais com condições ambientais adversas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024