O projeto social Litro de Luz e a Nexans Foundation, fundação mantida pela Nexans Brasil, renovaram uma parceria para ampliar o acesso à eletricidade nas comunidades menos favorecidas do País. A ONG Litro de Luz foi selecionada para ser uma das organizações apadrinhadas pela empresa em 2022. Em abril deste ano, a primeira ação realizada pela parceria aconteceu no centro comunitário de Bongaba, comunidade quilombola de Magé, no Rio de Janeiro. A região ganhou um novo sistema de iluminação através da instalação de um gerador solar fotovoltaico e de 30 postes de luz, buscando, assim, a produção de energia elétrica de forma mais sustentável. Ao todo, 460 pessoas foram beneficiadas por essa ação. Além do novo sistema, a Nexans Brasil foi responsável pelo treinamento dos quilombolas para a manutenção do sistemas solares instalados.

Com a extensão da aliança por mais um ano, a segunda etapa terá como foco a capacitação dos moradores da comunidade Bongaba em instalação de geradores solares. A previsão é que a ONG promova quatro aulas presenciais e práticas na sede da Nexans Brasil entre fevereiro e abril de 2024. “O novo projeto proporcionará oportunidades de melhorar a qualidade de vida e gerar um futuro energético sustentável aos moradores de Bongaba", afirmou em nota Lorena Hang Coutinho, analista da Nexans Brasil.

Com o objetivo de apoiar iniciativas para o fornecimento de energia para classes menos favorecidas, todo ano a fundação da Nexans seleciona projetos sociais em diversos países para apadrinhamento. A Litro de Luz, organização social presente em mais de 15 países, visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções de iluminação mais sustentáveis e incentivo aos moradores para se tornarem agentes de transformação.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024