A Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica anunciou nesta quinta, durante o congresso Intersolar South America, realizado em São Paulo, o lançamento de uma nova categoria do seu programa de certificação voluntária de qualidade. A novidade é direcionada a empresas de geração compartilhada e tem o objetivo de atestar o cumprimento de requisitos preestabelecidos, assegurando a qualidade e segurança dos serviços. O processo de certificação envolve uma avaliação documentada, realizada por entidades independentes e qualificadas, chamadas de Organismos de Certificação Designados (OCDs). Uma vez aprovadas, as empresas receberão o “Selo Qualidade Absolar” e serão listadas na página oficial do programa na Internet.

A certificação é voluntária, ou seja, não é exigida por força de lei. De acordo com Marisa Plaza, analista de certificação do programa de certificação da Absolar, a certificação funciona como um diferencial competitivo, demonstrando solidez, confiabilidade e credibilidade das companhias certificadas.

No futuro, a Absolar pretende que a certificação possa proporcionar redução de custos em financiamentos, investimentos e seguros para as empresas certificadas, devido à diminuição do risco associado. Outra meta é promover a conscientização dos consumidores finais sobre a importância de escolher companhias certificadas.

O programa de certificação possui três níveis: A, com requisitos básicos e validade de seis meses; AA, com requisitos intermediários e validade de 12 meses; e o AAA, nível mais abrangente, com certificado válido por 36 meses e auditorias anuais. Os requisitos para a certificação de gestores de geração compartilhada incluem acompanhamento e gestão do cumprimento de obrigações regulatórias pela concessionária, qualificação da equipe comercial, controle de estoque de energia disponível para venda, gerenciamento de risco de geração, canais disponíveis para reclamações de clientes, análise de crédito, suporte aos clientes, monitoramento da credibilidade/reputação de empresa e do produto acompanhamento dos KPIs comerciais, relacionamento com a distribuidora, acompanhamento e reporte dos níveis de adimplência, etc.

A Absolar lançou o programa de certificação no ano passado, que abrange outras sete categorias: distribuidoras, empresas de treinamento, fabricantes, importadoras, instaladoras, integradoras e operadoras e projetistas. O processo de certificação é composto por seis etapas: solicitação da proposta, auditoria/inspeção, avaliação e revisão da documentação, decisão da certificação, emissão do certificado e publicação na Absolar e envio do selo.

A lista de empresas certificadas é disponibilizada pela Absolar no site oficial do programa, que também contém o regulamento e referenciais normativos (www.certificacaoabsolar.org.br).



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024