A queda dos preços no primeiro semestre de 2023 melhorou o payback dos investimentos em sistemas fotovoltaicos residenciais e comerciais no primeiro semestre, reduzindo o prazo de retorno. Isso a despeito de a Lei 14.300/22, sobre geração distribuída, ter alterado a compensação de créditos do sistema de compensação de energia a partir de janeiro deste ano. Os preços dos sistemas fotovoltaicos apresentaram redução de 17% para o consumidor final, observada em junho em comparação com janeiro de 2023, impulsionada pela diminuição nos custos dos módulos fotovoltaicos, além da variação cambial e a sobreoferta de equipamentos no atacado. Com isso, o tempo de retorno diminuiu em 15% para os sistemas residenciais.

Os números são do novo “Estudo Estratégico da Geração Distribuída – dados do 1º semestre de 2023” (Estudo GD) produzido pela Greener, empresa de inteligência e consultoria especializada em transição energética. Segundo o estudo, a demanda do mercado brasileiro no primeiro semestre, mesmo registrando queda de 19% em comparação com o mesmo período de 2022, ultrapassou mais 7 GW em módulos fotovoltaicos destinados aos mercados de geração distribuída e centralizada. A Greener estima que esse volume representará investimentos superiores a R$ 25 bilhões.

O financiamento de sistemas FV viabilizou 38% das vendas efetuadas no primeiro semestre de 2023, frente à 22% no último semestre de 2022. Apesar da maior participação nas vendas, a taxa de financiamento ainda está abaixo da prática de mercado registrada nas pesquisas anteriores, entre 54 e 57%. Em relação ao mercado de GD, Marcio Takata, diretor da Greener, afirmou em nota que “apesar do primeiro semestre desafiador para o mercado solar, a queda dos preços e a tendência de redução dos juros trazem um cenário mais favorável para investimento na geração própria”.

O Estudo GD foi realizado com base em pesquisa realizada de 3 a 31 de julho de 2023, da qual participaram 2.492 empresas integradoras (vendedoras e instaladoras) de sistemas de energia solar. Em 20 de setembro a Greener realizou evento presencial em São Paulo, com transmissão online, para análise dos pontos principais do estudo e debate com especialistas do setor. O estudo completo está disponível gratuitamente no site da empresa: https://www.greener.com.br/estudo/estudo-estrategico-geracao-distribuida-setembro-2023-dados-do-1o-semestre-2023/



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024