Assim como outras concessionárias, a distribuidora de energia Neoenergia resolveu estrear na geração distribuída. Foi inaugurada em Itapebi, na Bahia, sua primeira usina solar fotovoltaica, de 3 MW, que atenderá consumidores de sua área de concessão com créditos de compensação de energia.

A usina foi construída nas proximidades da usina hidrelétrica de Itapebi, de 450 MW, também de propriedade do grupo Neoenergia, por sua vez controlada pela espanhola Iberdrola, no Vale do Jequitinhonha.

O projeto, batizado de GD Itapebi, cuja energia gerada será injetada na rede da distribuidora do grupo, deve atender consumidores residenciais e empreendimentos comerciais na região. Segundo comunicado da empresa, a Neoenergia tem estudado e desenvolvido centrais solares de geração distribuída, “uma abordagem descentralizada que integra a usina solar diretamente à rede de distribuição dos clientes”.

A ideia é também aproveitar outras áreas em centrais hidrelétricas do grupo. “Não apenas ampliará nossa capacidade de geração, mas também nos permitirá otimizar em escala locacional o uso de recursos naturais e reduzir nossa pegada de carbono”, disse o gerente de engenharia civil e novos negócios da Neoenergia, Márcio Manus.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024