A montadora britânica JLR, responsável pelos modelos Jaguar e Land Rover, inaugurou estação de recarga para veículos elétricos que utiliza baterias de íon-lítio recuperadas do modelo elétrico Jaguar I-Pace. A estação foi instalada na concessionária Land Rio, no Rio de Janeiro.

As chamadas baterias de segunda vida formam um sistema que armazena energia excedente de usina solar fotovoltaica já instalada na concessionária. Projeto feito em parceria com a empresa Energy Source, a energia armazenada é capaz de alimentar um carregador WEG de 22 kW. Faz parte do projeto ainda a empresa EZ Volt, que integrou o carregador da concessionária com seu sistema de gestão, gerando a autenticação dos usuários via aplicativo, com gerenciamento da carga e meio de cobrança da energia utilizada.

“As baterias de produtos eletrificados da JLR que seriam descartadas agora vão novamente fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos. Isso nos mostra que é possível criar estratégias e alternativas sustentáveis em prol do nosso planeta”, disse o presidente da JLR América Latina e Caribe, João Oliveira.

A JLR quer zerar a emissão líquida de carbono em toda a cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039. Foi estabelecido um roteiro para reduzir as emissões em todas as operações e cadeias de valor até 2030. A eletrificação será a principal ferramenta para a estratégia e, antes do final desta década, as coleções Range Rover, Discovery e Defender terão cada uma um modelo elétrico puro, enquanto a Jaguar será totalmente elétrica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024