A instalação de telhados solares em residências no Brasil acumulou um total de investimentos de R$ 60,5 bilhões, segundo mapeamento da fintech Meu Financiamento Solar, do banco BV. A pesquisa tomou como base dados de acompanhamento da Aneel, que registram capacidade instalada solar de 11,7 GW em consumidores residenciais brasileiros.

O volume de investimentos também reflete os dados da Aneel, que revelam haver atualmente 1,69 milhão de residências com instalações solares em telhados e pequenos terrenos, em cerca de 5.521 municípios. Ao se considerarem os créditos de energia gerados pelas instalações para outras unidades consumidoras, o benefício se estende a 2,1 milhões de residências.

Para a diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, o crescimento da energia solar nas residências fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a possibilidade de os brasileiros investirem em áreas mais essenciais, como saúde, educação e alimentação, por exemplo.

“O crescimento da geração própria da energia fotovoltaica nos telhados das residências movimenta de forma virtuosa a economia nacional, ampliando a atração de capital, e impulsiona a geração de mais emprego e renda aos brasileiros”, disse Carolina.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024