Versão específica para a região do Sul do maior encontro do setor solar fotovoltaico no Brasil e no mundo, a primeira edição do Intersolar Summit Brasil Sul, dias 7 e 8 de novembro, excedeu as expectativas dos organizadores, a Aranda Eventos e a alemã Solar Promotion International. Com 51 expositores, congresso debatendo os principais temas do setor, além de uma agenda de minicursos, o evento recebeu mais de dois mil visitantes no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

O encontro regional, dada a boa estreia, já tem sua segunda edição confirmada para 2024, quando será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, o que foi confirmado pelo diretor geral da Solar Promotion International, Florian Wessendorf. “Estamos muito satisfeitos com o lançamento do Intersolar Summit Brasil Sul em Porto Alegre. Expositores, visitantes e participantes da conferência nos deram um feedback muito positivo. A edição regional se enquadra perfeitamente na nossa estratégia de conectar a indústria de energia solar e renovável na América Latina”, disse.

O sucesso da Intersolar Summit Brasil Sul tem relação direta com o desempenho do setor solar fotovoltaico no País, que nesta semana ultrapassou 35 GW de capacidade instalada. Aliás, como ressaltado pelo CEO da consultoria Greener, Marcio Takata, em painel sobre transição energética da matriz elétrica que encerrou o congresso no dia 8 de novembro, a tendência de crescimento deve se manter. “O crescimento médio anual do consumo de energia elétrica no país deve ser de 3,2% ao ano, com uma projeção de 37% de aumento nos próximos dez anos”, afirmou Takata.

Em sua apresentação, o consultor apontou ainda que as fontes renováveis variáveis – eólica e solar – devem representar no próximo ano 28% da matriz elétrica nacional, com perspectiva de alcançar 33% em dez anos, apenas tendo como base projetos já autorizados, contratados ou em construção. Para se ter uma ideia da tendência de alta, em janeiro de 2022 as duas fontes representavam juntas 22% da matriz.

Entre outras entidades, a Intersolar Summit Brasil Sul contou com as parcerias da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída, do Instituto de Redes Inteligentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da AHK - Câmara de Comércio Brasil Alemanha, do Sebrae-RS e do Senai-RS.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024