A mineradora anglo-australiana BHP e a geradora de energia renovável TransAlta inauguraram um complexo solar off-grid com sistema de armazenamento de energia por baterias em Northern Goldfields, na Austrália. O empreendimento, que serve a mineração de níquel, visa substituir o atual sistema de autogeração baseado em diesel e gás natural.

O complexo conta com 70 mil módulos solares em 90 hectares, sendo uma UFV de 27,4 MW em Mt Keith e outra de 10,7 MW em Leinster, mesma localidade onde há sistema de armazenamento de energia de 10,1 MW de potência. As três instalações ficam integradas à rede isolada de Northern Goldfields, de propriedade da TransAlta, também responsável pela operação e manutenção.

Com o uso da solução renovável, será possível reduzir em 12% as emissões de gases de efeito estufa de âmbito 2 da BHP. Isso representa uma redução estimada de 54 mil toneladas de CO2, o equivalente a retirar 23 mil carros com motor de combustão das estradas todos os anos. A construção da instalação começou em 2022, gerando mais de 100 empregos diretos e indiretos nas regiões de Goldfields e Perth.

“As energias renováveis estão alimentando cada vez mais as operações da BHP em todo o mundo e este projeto ― o primeiro que construímos em uma de nossas instalações ― é mais um passo em direção aos nossos planos para reduzir as emissões operacionais de gases de efeito estufa em pelo menos 30% até o ano fiscal de 2030, em relação aos níveis do ano fiscal de 2020”, disse a presidente da BHP Austrália, Geraldine Slattery. “O níquel é muito procurado para baterias e veículos elétricos, e esse progresso faz parte do nosso compromisso de fornecer produtos mais sustentáveis e com baixo teor de carbono aos nossos clientes”, complementa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024