Um projeto social liderado pelo Instituto Embraer e pela Fundação Banco do Brasil está capacitando alunos de colégios da fabricante nacional de aviões para difundir tecnologias solares para comunidades carentes. O projeto da parceria já formou 200 estudantes dos Colégios Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos, e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, ambos no interior de São Paulo.

Em São José dos Campos, os programas adotados pelos estudantes já beneficiaram duas escolas localizadas em regiões rurais (Pandavas e Madre Teresa), que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Com a capacitação promovida pelos cursos, que incluiu parceria com a organização Litros de Luz, foram entregues e instalados oito postes de luz e oito lampiões, todos alimentados por energia solar fotovoltaica, construídos e montados pelos estudantes dos colégios Embraer.

Já em Botucatu, em parceria com a Casa Apis, os beneficiados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes foram apicultores independentes, que receberam equipamentos para beneficiamento da cera de abelha. O sistema, batizado de Estação do Mel,  conta com um forno solar, especialmente desenvolvido pela Casa Apis e também implementado pelos alunos dos colégios da fabricante de aviões.

“Estamos orgulhosos desse início de resultados da parceria com a Fundação Banco do Brasil. As tecnologias sociais nos permitiram ampliar o impacto positivo na comunidade, com a participação ativa dos nossos estudantes”, disse o diretor do Instituto Embraer, André Tachard.

A parceria entre as duas organizações deve seguir até 2026 e visa implementar tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil. As iniciativas certificadas passam a integrar a metodologia pedagógica dos colégios Embraer, considerando sua aplicação em benefício da população vulnerável das regiões onde as instituições de ensino estão inseridas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024