O Aché Laboratórios, indústria farmacêutica nacional, fechou contrato com a Atiaia Renováveis, empresa de comercialização e geração de energia, para se tornar sócio-autoprodutor de energia na usina solar fotovoltaica Maravilhas II, de 27,5 MW, que está em construção no município de Goiana, em Pernambuco.

O contrato de autoprodução por equiparação, muito utilizado por grandes consumidores para “escapar” de encargos tarifários, vai atender a demanda do Aché em suas unidades em Guarulhos e São Paulo, no estado paulista, em Cabo de Santo Agostinho (PE) e em Anápolis (GO), a partir de janeiro de 2025, quando a usina entra em operação comercial. 

De acordo com o CEO da Atiaia, Rodrigo Assunção, o modelo do contrato foi construído em colaboração com o Aché, o que resultou em solução customizada e flexível para atender as necessidades energéticas da empresa. “O modelo de autoprodução de energia traz vantagens em diversos âmbitos. Nos últimos dois anos, crescemos em 60% nossa capacidade instalada, impulsionados pela diversificação das fontes de nossos ativos de geração e a UFV Maravilhas II faz parte dessa estratégia de crescimento”, disse.

Segundo comunicado da Atiaia, a energia solar fornecida também vai gerar I-RECs, os certificados rastreados de energia renovável. A transação será concluída após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e depois do atendimento de  condições precedentes. 



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024