Uma usina solar de geração centralizada no Chile, a Luz del Norte, de 142 MW, tornou-se a primeira do mundo a prestar serviços ancilares para a rede, segundo a empresa proprietária da usina, a norte-americana First Solar. No dia 20 de agosto, foi anunciado que o operador de sistema independente do Chile (ISO) licenciou a instalação – em operação desde 2016 na província de Copiapó – para a atividade.

Com o licenciamento, a usina entra para o portfólio do operador do sistema elétrico chileno, relativo aos geradores de grande escala aprovados para fornecer uma gama de serviços de rede, incluindo o controle automático de geração (AGC). No caso específico da Luz del Norte, o operador está utilizando a usina para gerenciar a frequência do sistema elétrico do país, ajudando a garantir a confiabilidade e estabilidade da rede.

Para se habilitar ao serviço, a usina passou por extensa auditoria. Até o momento, segundo informou a First Solar, os operadores de rede de todo os lugares do mundo recorriam apenas a usinas térmicas ou hidrelétricas para responder às mudanças na carga por meio do balanceamento da geração.   

O foco no estímulo à geração renovável também nos serviços ancilares, para o governo chileno, visa cumprir meta nacional de eliminar térmicas a carvão até 2040 e de neutralidade em carbono até 2050.

De acordo com a First Solar, as capacidades da rede solar em grande escala para serviços ancilares foram comprovadas anteriormente, em 2016, em projeto demonstração na Califórnia, pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) dos EUA. No estudo, foi examinada uma usina projetada pela First Solar para fornecer controle automático de geração (AGC), controle de frequência primária, controle de taxa de rampa e regulação de tensão. Pela análise, o NREL concluiu que a usina fotovoltaica teve desempenho melhor do que turbinas a gás, que são normalmente empregadas por operadores para responder a mudanças de carga.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024