A produtora de gases industriais White Martins divulgou que vai construir e operar um eletrolisador alcalino para produzir hidrogênio verde no Brasil. A nova unidade, a segunda da empresa no país, terá sistema pressurizado de 5 MW e será construída ao lado da atual instalação de separação de gases em Jacareí, São Paulo.

A unidade será alimentada por energia de projetos locais das fontes solar e eólica, sendo que o hidrogênio verde gerado será certificado por empresa independente. A previsão é a de que a unidade comece a funcionar em 2025. Em 2022, a White Martins colocou em operação sua primeira planta de hidrogênio verde em Pernambuco, de 1,4 MW, alimentada por geração solar fotovoltaica.

A nova planta em Jacareí fornecerá hidrogênio verde à fabricante de vidros Cebrace, localizada na mesma cidade. O planejamento é de a empresa receber o produto por meio de um gasoduto. Além do mercado do Estado de São Paulo, a planta também atenderá à demanda por hidrogênio verde de clientes atuais e novos da White Martins no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, em diversos setores industriais, incluindo metalurgia, alimentos e químico.

Além desses dois projetos, a White Martins, pertencente ao grupo alemão Linde, assinou memorandos de entendimento (MoUs, em inglês) com os governos dos estados do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e com os complexos portuários de Pecém, no Ceará, e do Açu, no Rio de Janeiro, para a realização de estudos de viabilidade para implantação de projetos de hidrogênio verde e de amônia verde.



Mais Notícias FOTOVOLT



Micro e mini GD: CNPE estabelece diretrizes para Aneel

Resolução do conselho traz os parâmetros para agência valorar custos e benefícios da micro e minigeração distribuída no País.

09/05/2024


Solar e baterias impulsionam produção global de tecnologias limpas

Conclusão é de estudo da IEA que apontou investimentos totais de US$ 200 bilhões na produção de tecnologias de energia limpa em 2023.

09/05/2024


CELA cria unidade de negócios de M&A e project finance

Meta da consultoria é dobrar o volume de transações assessoradas no setor de renováveis.

09/05/2024