A terceira edição do Seminário Internacional: A Era BIM, que ocorrerá até o dia 26 de novembro, das 8h30 às 13h15, reunirá especialistas nacionais e internacionais, para discutir os desafios do Brasil prestes a dar um passo importante rumo à implementação do BIM: a obrigatoriedade da adoção das tecnologias em projetos e obras públicas da administração federal a partir de 2021.

O evento online é promovido pelo Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia. Além de discussões sobre a adoção da modelagem da informação da construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, o evento irá abordar transformação digital e inovação no setor de arquitetura e da engenharia consultiva.

De acordo com o vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco, Eduardo Sampaio Nardelli, a era BIM representa a maior transformação que o setor da construção enfrentou desde quando os projetos eram feitos em pranchetas. “Em lugar de desenhos de representação vamos passar à simulação, construindo modelos virtuais dos espaços projetados. Desse modo o contratante passará a ter maior controle, precisão e economia na realização de empreendimentos públicos e privados”, ressalta.

Com temas como a contratação do BIM em obras públicas, bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, as atividades do 3º Seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. 

De acordo com o Decreto Federal 10.306, de 2 de abril de 2020, a implementação da metodologia no setor público federal se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. Nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. Já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.

Inscrições: https://doity.com.br/terceiro-seminario-internacional-a-era-bim



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024